salmoura Secrets

É iminentemente clínico, em virtude da morfologia e distribuição das lesões. O raspado de cureta pode auxiliar o diagnóstico, pois pode fornecer os seguintes sinais clínicos: sinal da vela (os fragmentos obtidos pela curetagem das escamas assemelham-se aos obtidos pela raspagem de uma vela) e o sinal de Auspitz (a remoção overall das escames revela pequenos pontos de sangramento na superfície da lesão).

Há um grande leque de tratamentos para a psoríase, sendo fundamental primeiramente o diagnóstico diferencial de forma a afastar a possibilidade de outras patologias (BEZERRA, 2007)

Para quem se interessar em saber mais a respeito do assunto, o SPA Odontológico Luposeli é uma clínica especializada neste e em diversos outros tipos de tratamento e conta com um dos pioneiros da prática no País, lembrando que todos os benefícios que podem ser alcançados por meio da aplicação do ácido hialurônico estão diretamente associados ao conhecimento e à experiência do profissional da área, que deve ser devidamente habilitado para administrá-lo.

Para quem ainda não tem essa informação, outro dado relevante é que o ácido hialurônico é completamente absorvível pelo organismo em um for eachíodo variável de six a 8 meses, constituindo, assim, um preenchimento não definitivo.

Ocorre igualmente em ambos os sexos,pode aparecer em qualquer idade, mas é mais freqüente na terceira e quarta décadas da vida.

Emblem após a diapedese, células T da própria pele migram para derme e epiderme em resposta a gradientes quimiotáticos. As citocinas que reforçam o processo quimiotático são produzidas por células endoteliais, queratinócitos, monócitos e células de Langerhans e a liberação dessas é estimulada por INF-y e TNF-a (RIE; GOEDKOOP; BOS, 2004)

No HLA estão localizados diversos genes de produtos que estão envolvidos na patogênese da psoríase como componentes do complemento, TNF-a e ß e genes que estão envolvidos em apresentação de antígenos (BOS; RIE,1999)

Além de fatores imunológicos e ambientais, a predisposição genética do indivíduo está envolvida na patogênese da psoríase.

A psoríase, como outras doenças dermatológicas crônicas que podem se estender em grandes áreas da pele, constitui um sério obstáculo ao relacionamento social de seus portadores, sobretudo por sua aparência que leva a indivíduos desinformados a pensarem em uma enfermidade contagiosa

De acordo com sua classificação os biológicos receberam uma nomenclatura estrita. Nomes genéricos de monoclonais quiméricos terminam em “zumab”, anticorpos monoclonais em “umab”, proteína de fusão receptor/anticorpo em “cept” (GALADARI; SHARIF; GALADARI, 2005)

Outras formas são a psoríase das unhas – psoríase ungueal – que provoca pequenos “furos” na unha (unhas em dedal) ou menos freqüentemente esfarelamento ou sulcos na unha; a psoríase palmoplantar, que provoca ressecamento e descamação das palmas e das plantas (sola dos pés); e a psoríase pustulosa, que se manifesta com pústulas (pequenas bolhas cheias de pus, de cor branca), além das lesões típicas.

A psoríase é uma doença de evolução crônica, e seu tratamento visa principalmente reduzir o número e a gravidade das lesões, já que seu completo desaparecimento é difícil. Sabendo disto, deve-se esclarecer o paciente quanto a não contagiosidade e ao não comprometimento sistêmico da moléstia.

Psoríase palmoplantar: Cerca de 12% dos pacientes podem desenvolver a psoríase somente nas mãos e pés. As placas geralmente são bem delimitadas e podem ser tanto finas como espessas, provocando fissuras e dor, atingindo apenas pequenas áreas de maior atrito ou sua totalidade (SABBAG, 2006)

Cada tipo de psoríase, de acordo com suas características, pode assemelhar-se a diferentes patologias. A psoríase ungueal, por exemplo, pode ser confundida com micoses (onicomicoses), mas o exame micológico direto e a cultura para fungos podem encaminhar para um diagnóstico correto. A forma mais leve de psoríase no couro cabeludo, por sua vez, pode confundir-se com dermatite seborréica ou caspa. A psoríase gutata aparenta quadros de alergias ou intoxicações. Já a psoríase palmoplantar pode ser confundida com alergias (dermatites de contato ou atópicas) ou micoses como as causadas read more por Tineas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *